9 de fev. de 2012

HISTORINHA...

Os camafeus estão com TUDO!  Lá fora então é febre! Eles foram vistos em vários desfiles de verão 2012 incluindo miu miu e até da dolce & gabanna, então resolvi fazer uma breve pesquisa de onde eles surgiram, como são feitos, por quem eram usados e etc, achei muito interessante, vale a pena ler...



O camafeu surgiu por volta do ano 300 a.C., em Alexandria, sendo utilizado em jóias e adornos para roupas. Os camafeus, produzidos a partir da ágata, do ônix, da sardônica, etc, continham imagens de deuses, deusas, cenas mitólogicas e figuras femininas. As jovens mulheres do período Helenístico usavam camafeus com a figura do Deus Eros como um convite sedutor ao amor.




Ao longo dos tempos, camafeus decoravam não somente jóias, como também vasos, baixelas, taças e copos. Eram bastante apreciados por nobres  entre os séculos XV e XIX e designava status social.

Napoleão Bonaparte foi outra figura histórica apaixonada pelos camafeus, tendo fundado em Paris uma escola para ensinar a arte da produção de camafeus a jovens aprendizes.



                        



A ágata é uma pedra preciosa bem grande e densa que quando cortada ao meio, apresenta  tonalidades diferentes e em uma das partes se faz o desenho, hoje em dia, a laser, ficando também em alto relevo.
E o melhor de tudo é que aqui na Olendzki vc encontra modelos M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-S!!!
                                              CAMAFEU RELICARIO FLOR (ouro amarelo)

                       
                          CAMAFEU NOSSA SENHORA (ouro amarelo com brilhantes)





                                 CAMAFEU MAMÃE BEBÊ (ouro branco com brilhantes)



São de babar não é mesmo???
beijos...

3 comentários:

  1. Lindos os camafeus da Olendzki!
    (uma observação em relação à ágata: a pedra é encontrada no Brasil e o Rio Grande do Sul, terra de Eda e Nina, é o maior produtor)

    ResponderExcluir
  2. Olá Doroteia, que bom que gostou das nossas peças!
    Realmente a ágata é encontrada no Brasil e principalemnte no Rio Grande do Sul, na verdade quis dizer que esse trabalho feito na pedra, não se faz aqui Brasil, mas o erro já foi corrigido! Muito Obrigada pela observação e volte sempre, adoramos sua vista sua aqui blog!
    Um Abraço, Fernanda.

    ResponderExcluir